sobre o projeto

O projeto "Outros Ecos" da Cia Fragmento de Dança, contemplado pelo 10° Edital de Fomento à Dança/2011, tem como atividades principais: 

  Circular com o espetáculo Anjos Negros em instituições de ensino que atendem EJA (Educação de Jovens e Adultos) e realizar uma atividade-diálogo que terá como tema: "EDUCAÇÃO e ARTE - reflexão sobre a apreensão do saber sensível em nossos tempos";
2     Realizar uma temporada do espetáculo Corpos Frágeis;
3    Criar um novo espetáculo - Outros Ecos;
4    Realizar uma oficina continuada com acompanhamento do processo criativo;


Sinopse dos trabalhos


CORPOS FRÁGEIS partiu do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas” de Maria Martoccia e Javiera Gutièrrez que reúne a vida e obra de nove mulheres - Frida Kahlo, Virginia Woolf, Billie Holiday, Madame Curie, Jacqueline du Pré, Katherine Mansfield, Maria Callas, Judy Garland e Simone Weil. O que moveu a Cia, além e mais do que a importância inegável que a obra dessas mulheres trouxe para as artes, a política e a humanidade,   foi a discussão que transita nesses lugares que consideramos simbióticos - vida e morte, dor e criação, fragilidade e força. Explorar personagens femininas e seus paradoxos, reflete nossas escolhas temáticas. Descortinam-se particularidades para falar de dores comuns de nossa existência. A criação é composta por uma sucessão de imagens e símbolos, reflexo de um baú cheio de elementos trazidos pelo grupo durante o processo criativo, sua cor é envelhecida e nos remete a uma época, mas sua temática é atual, coloca em cena a fragilidade do feminino enquanto potência sensível.
Estreou em março de 2010.



ANJOS NEGROS é um aprofundamento de uma das mulheres investigadas em Corpos Frágeis – Virginia Woolf. A criação tem na escritora sua primeira fonte de pesquisa, mas sem buscar uma releitura de seus romances ou personagens. O que interessa são os espaços que se abrem na intertextualidade e na relação vida e obra. Espaços que nos possibilitam discutir o ser humano em sua inadequação e contradição permanentes. Espaços que nos mostram quantos “personagens” de nós mesmos criamos para não revelar o que está dentro. Em cena, imagens que ecoam, dialogam com seus reflexos, constroem, refazem e desfazem um percurso que não sinaliza pontos de partida e chegada. Anjos Negros tem uma proposta diferenciada de diálogo que a Cia experimentou pela primeira vez. Em cada uma de suas apresentações convidamos um artista para estar em cena conosco. O convidado assiste a um ensaio, observa a nossa proposta dramatúrgica e propõe uma interferência na composição cênica do espetáculo, gerando um jogo que traz para o trabalho um permanente estado de tensão e atenção. 
Estreou em junho de 2010.

Oficina continuada

    Essa atividade é desenvolvida por todo elenco da Cia que compartilha sua preparação corporal, sua rotina diária, seus exercícios investigativos, seus laboratórios para construção da cena e algumas discussões que envolveram o processo criativo.
Nas suas últimas criações a Cia tem realizado, sempre antes da estreia, uma oficina desenvolvendo exercícios específicos de cada um dos seus processos criativos. Em OUTROS ECOS propomos dividir não somente a experiência particular de cada um dos nossos trabalhos, mas do projeto como um todo.